O ministro da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou em entrevista a Rádio Gaúcha nesta terça-feira, que, para o governo federal, o novo aeroporto da Serra, no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, será apenas para passageiros. Ele defendeu que essa foi e continua sendo a única posição do Planalto a esse respeito.
- Nós só tivemos uma posição, temos um aeroporto de passageiros em Vila Oliva, com a possibilidade de levar cargas no porão, como todos os aeroportos levam, mas, como um aeroporto predominantemente de passageiros. Não há, na aviação regional, a construção de pista para aeroporto de cargas, pista larga, porque teria que ter uma pista mais ampla e com mais suporte. Colocar um avião com 15 ou 20 toneladas é muito diferente de colocar um com 40 ou 50. A extensão é diferente. O Vila Oliva não será aeroporto de cargas pelo governo federal - declarou.
O ministro afirmou que o Salgado Filho, em Porto Alegre, e o novo aeroporto Vinte de Setembro, na região metropolitana da Capital, já vão absorver toda a demanda por transporte de cargas no Estado. Mas, Padilha disse que, se houver interesse da iniciativa privada, o governo poderá conceder o terminal para viabilizar o transporte de mercadorias em Caxias.
- Vamos admitir, apenas para raciocinar, uma vez que o governo federal comece a administrar o sítio que apareçam empresários da região que têm carga sobrando para que se tenha um aeroporto de cargas. O governo federal pode autorizar, no caso o Departamento Aeroportuário do Estado, que está sob sua orientação, a gente delega e podemos fazer a concessão se aparecem empresas que tenham interesse - declarou o ministro.
Conforme o diretor de infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo, quatro fundos internacionais de investimento já procuraram a entidade interessados em investir no novo aeroporto. A CIC defende que há viabilidade para o terminal ser de cargas. Inclusive, a entidade já entregou um relatório para o ministro sobre a demanda das indústrias. Segundo Sbabo, a CIC aguarda a confirmação da vinda do ministro para participar de uma reunião-almoço na cidade para explanar sobre o tema nas próximas semanas.