O cruzamento entre as ruas Rio Branco e Maranhão, no bairro Pinheiro Machado, região oeste de Santa Maria, terá sinaleiras para os veículos. A prefeitura estuda, ainda, a colocação de semáforos para pedestres no local.
O entroncamento é considerado um ponto perigoso pela comunidade e pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que trabalha na construção da estrutura que receberá os equipamentos. Nesta terça-feira, a equipe do Setor de Sinalização concretou os postes metálicos no local. Passado o tempo de secagem do concreto - em torno de 10 dias - serão colocadas as hastes que servirão de suporte para as sinaleiras e feita a ligação elétrica. O fornecimento de energia tem de ser liberado pela AES Sul para que os aparelhos sejam afixados e comecem a operar.
A previsão é que entrem em funcionamento em até 20 dias, se não houver contratempos.
Se for definida a instalação das sinaleiras para pedestres (acionadas por botoeiras, como as que foram instaladas na esquina da Silva Jardim com Visconde de Pelotas), é provável que sejam adotadas mudanças no trânsito no cruzamento. A prefeitura ainda não bateu o martelo sobre a medida, mas, em princípio, seria proibida a conversão à esquerda para os motoristas em todos os sentidos do cruzamento.