O ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga, disse nesta quinta-feira que o risco de racionamento de energia no país está cada vez menor.
- Em janeiro e fevereiro [de 2015], mais de mil megawatts novos serão agregados ao sistema. Até o final do ano, serão mais de 5.400 MW, o que dará mais segurança [ao setor].
Ministro disse ter propostas para 570 projetos de geração energética
Braga ressaltou ter propostas para 570 projetos de geração energética a partir de fontes eólicas e de biomassa previstos para o leilão de fontes alternativas, dia 27 abril. Nele, serão ofertados mais de 15 mil megawatts (MW) às distribuidoras.
TCU questiona acúmulo de projetos de pequenas centrais hidrelétricas pela Aneel
Governo Federal vai fazer leilão em agosto para contratar energia solar
- Já recebemos as propostas para vários leilões lançados neste ano - disse referindo-se, também, aos leilões A-5, previsto para 30 de abril, e para o A-3, previsto para 24 de julho.
Para o leilão A-5 já foram apresentados 91 projetos de geração por hidroeletricidade, carvão mineral e biomassa, com potencial de agregar mais 20 mil MW para o sistema.
- Quatro deles são para geração por hidrelétricas, 31 por gás natural e 22 por biomassa - disse Braga.
Angra 1 volta a produzir e retorna ao Sistema Interligado Nacional
Já para o leilão A-3 foram contabilizados 521 projetos, dos quais 15 para hidrelétricas, 18 para empreendimentos de geração a partir de gás natural, 13 por biomassa e 475 eólicas.
Ainda segundo o ministro, o primeiro leilão de energia reserva fotovoltaica foi marcado para o dia 14 de agosto. O segundo leilão de reserva fotovoltaica e eólica será em 13 de novembro.
*Agência Brasil
Crise energética
Braga diz que risco de racionamento de energia é cada vez menor
Ministro disse ter propostas para 570 projetos de geração energética
GZH faz parte do The Trust Project