Os vigilantes prometem interromper as atividades durante toda esta sexta-feira em Porto Alegre e no interior, reivindicando reajuste salarial de 18% e vale alimentação de R$ 20. A paralisação pode afetar o funcionamento dos bancos, já que a legislação define um número mínimo de profissionais para a abertura das agências. Os bancos estarão fechados na próxima segunda e terça-feira em função do Carnaval. As informações são da Rádio Gaúcha.
O Sindicato dos Vigilantes não sabe informar qual será a adesão ao movimento, mas garante a participação dos sindicatos de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lajeado, Pelotas, Santana do Livramento, Alegrete e Uruguaiana.
O Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp) e os bancos estão tomando as medidas necessárias para garantir o atendimento nesta sexta, às vésperas do Carnaval. O Sindesp ingressou com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) pedindo a suspensão da paralisação, alegando ilegalidade do movimento, que não foi convocado em assembleia da categoria. O TRT não aceitou o pedido e abriu prazo de cinco dias para manifestação do Sindicato dos Vigilantes.
O sindicato patronal também alega que as negociações recém iniciaram. A primeira reunião ocorreu na última terça-feira.