A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Nove fases regionais depois e um série de memórias resgatadas, foi decidida neste fim de semana a grande final dos Jogos Rurais, organizada pelo Organizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).
O evento, realizado no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, reuniu 416 jovens estudantes, entre 11 e 16 anos, que competiram em nove modalidades: corrida de saco, cabo de guerra, tiro ao alvo com estilingue, arremesso de espiga de milho no balaio, carrinho de mão, dominó, xadrez, laçada da vaca parada e quiz de perguntas e respostas.
Na final nesse sábado (23), todos os competidores receberam medalha de participação, camiseta e boné. Já os ganhadores em 1º, 2º e 3º lugar foram premiados com troféus.
Mais do que promover o contato com os jogos, as atividades fizeram sucesso ao resgatar brincadeiras antigas do campo, aproximando os jovens da realidade rural.
Antes da final em Porto Alegre, foram realizadas fases regionais em Estação, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Jaguari, São Lourenço do Sul, Tapera, Vacaria e São Jerônimo. As etapas reuniram mais de 3,5 mil pessoas.