A prefeitura de Cachoeirinha apresentou, na manhã desta quarta-feira, o projeto Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) - um dos primeiros do Brasil. Desde o final de janeiro, o município realiza atendimentos a cães, gatos e cavalos de rua ou comunitários que tenham sofrido atropelamento ou maus-tratos.
Câmara de Vereadores de Porto Alegre indica criação de Samu veterinário ao Executivo
CPI deve esclarecer origem do veneno que matou mais de 100 cães e gatos de Bom Jesus
A comunidade denuncia o ocorrido por telefone e a unidade móvel vai até o local, avalia o animal e o leva para uma clínica conveniada, onde é feito o atendimento, gratuito. Após, os animais recebem um chip e são encaminhados para feiras de adoção ou devolvidos para as comunidades. Ao todo, seis animais já foram atendidos, todos cachorros.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Medeiros, explica que a ideia do Samuvet, que integra Plano Municipal de Bem Estar Animal de Cachoeirinha, surgiu a partir de solicitações da comunidade:
- A causa animal está latente na sociedade, e o programa de castração do município se tornou insuficiente em relação as demandas que recebíamos.
O serviço custará ao município cerca de R$ 100 mil por ano. Além do Samuvet, o plano inclui serviços de castração gratuita, chipagem e programas educativos sobre bem estar animal nas escolas, entre outros. Cerca de 600 animais já foram castrados e chipados desde julho, quando começou o projeto.
O Samuvet será dividido em duas fases: a primeira, já iniciada, contemplará apenas os animas sob a tutela do Estado. A segunda, que ainda não tem data para inciar, também atenderá animais de famílias de baixa renda.
A unidade móvel atende apenas ao município de Cachoeirinha. Denúncias podem ser feitas pelos números 3441-4312 e 3439-3287, em horário comercial, e 153, à noite e nos finais de semana.
*Zero Hora