A estabilidade apresentada pelo Produto Interno Bruto (PIB) da Itália no quarto trimestre de 2014 fez com que algumas instituições revisassem para cima a projeção de crescimento do país em 2015.
Nesta sexta-feira, o Escritório Nacional de Estatísticas da Itália informou que o PIB do país ficou estável no quarto trimestre de 2014. Na leitura anual, o indicador apresentou recuo de 0,3%.
O Centro Studi Promotor, um instituto de pesquisas que estuda tendências para o mercado automobilístico, projeta que o PIB da Itália apresente, neste trimestre, o primeiro avanço. A recessão no país teve início em meados de 2011 e desde então não foi apresentado nenhuma melhora no indicador.
O instituto acredita em uma retomada do crescimento do país no primeiro trimestre de 2015 por causa de menores custos de combustíveis, depreciação do euro e medidas de flexibilização quantitativa do Banco Central Europeu (BCE).
Analistas do Barclays também acreditam que a Itália possa sair da recessão em 2015. "As exportações devem ser beneficiadas pela desvalorização do euro, enquanto as pressões desinflacionárias ajudam no aumento do rendimento das famílias".
- Dado que esperamos que esses drivers prevaleçam nos próximos trimestres, juntamente com potenciais surpresas na perspectiva do mercado de trabalho, pensamos que a Itália vai sair da recessão no primeiro trimestre deste ano - comentam os analistas do Barclays.