Em texto publicado em novembro de 2011, o surfista profissional Ricardo dos Santos, baleado na manhã desta segunda-feira, já demonstrava preocupação com a destruição da qualidade de vida na região da Guarda do Embaú, no município de Palhoça. O desabafo foi publicado no blog pessoal de Ricardo, chamado Salty Water Crazy Dreams, e também no site Coluna Swell.
Leia mais:
:: Os feitos de Ricardo dos Santos no surfe: entre eles, bater Slater no Taiti
:: Polícia Militar divulga nota oficial sobre caso do surfista Ricardo dos Santos
Em sua reflexão, Ricardinho da Guarda, como ele mesmo se intitulava, diz se orgulhar da praia onde nasceu e foi criado, à qual se refere como "pérola" do Estado. No entanto, lamenta a poluição sonora e o lixo deixado espalhado, além de descrever a sensação de insegurança, medo e impotência compartilhada pelos contrários à "baderna".
Um dos pontos abordados no artigo que chama a atenção é a afirmação de Ricardo de que não passaria o Natal e Ano-Novo com a família para não "morrer de desgosto" com o estado do seu lugar de origem. Ainda assim, em suas considerações finais, o surfista demonstra esperança ao pedir ajuda de todos para mudar a realidade descrita.
Violência em Palhoça
Surfista Ricardo já havia feito desabafo em 2011 sobre degradação da Guarda do Embaú
"Os moradores não fazem nada porque ficam com medo de tomar um tiro" declarou Ricardo dos Santos ao decidir não passar o fim de ano com a família