Pela primeira vez, a ciência comprovou o que se suspeitava: homens que publicam muitas selfies podem ter sinais de narcisismo e psicopatia. Uma pesquisa da Universidade de Ohio concluiu que o excesso de autorretratos está relacionado com a falta de espontaneidade e preocupação em editar as fotos publicadas na internet.
800 homens com idades entre 18 e 40 anos responderam um questionário sobre as selfies que postavam. Além da frequência dos posts, os pesquisados deveriam informar sobre o uso do editor de fotos, comportamentos sociais e o valor que dão para a aparência no dia-a-dia.
A pesquisa descreve o psicopata como aquele que tem pouca empatia e consideração pelos outros, além de tendências comportamentais impulsivas. Já o narcisista é descrito como uma pessoa que acredita ser melhor e mais atraente, mas possui uma "insegurança escondida".
Os resultados do estudo, porém, não devem ser levados ao pé da letra. Não quer dizer que todos que postam muitas fotos de si mesmo são narcisistas ou psicopatas, diz a autora da pesquisa, Jesse Fox. Conforme ela, as características das pessoas participantes ultrapassaram os níveis médios durante o processo, mas os dados analisados estão dentro da normalidade.