O mau tempo impediu nesta quarta a retomada das operações de busca na Indonésia dos corpos dos ocupantes do avião da AirAsia que caiu no domingo, com 162 pessoas a bordo. O Airbus 320-200 foi encontrado no fundo do Mar de Java nesta terça.
- Enfrentamos o mau tempo. As chuvas e os ventos nos impedem de retomar nesta manhã as operações de busca - declarou o coordenador da operação de socorro da Força Aérea, S.B. Sypriyadi.
Centenas de socorristas, militares e policiais estão à espera da retomada das buscas. O Airbus A320-200 desapareceu no domingo, com 155 passageiros e sete tripulantes a bordo, e foi encontrado na madrugada desta terça no fundo do Mar de Java, a sudoeste da parte indonésia da ilha de Bornéu.
A investigação prossegue para estabelecer as causas do acidente.. Entre eles havia 155 indonésios, três sul-coreanos, um co-piloto francês, um malaio e um cingapuriano. Até agora, seis corpos foram encontrados. A investigação prossegue para estabelecer as causas do acidente.
- Nosso objetivo é examinar as caixas-pretas que devem estar nas partes do avião que localizamos - declarou o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate, Bambang Soelistyo.
Em sua última comunicação, o piloto da AirAsia pediu aos controladores de tráfego aéreo para modificar seu plano de voo devido ao mau tempo, o que foi aceito. Depois, teria pedido para ganhar altitude para evitar uma tempestade, o que foi negado devido ao forte tráfego. Quando os controladores retornaram para acatar seu pedido, não obtiveram resposta, segundo as autoridades indonésias.
* AFP