Farroupilha e Caxias do Sul são duas cidades da Serra gaúcha que ganharam destaque em outubro. É que o governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, é da região. Sartori nasceu em Farroupilha e foi prefeito de Caxias do Sul. O blog Viajando de Carro já mostrou atrações das duas cidades. Hoje, a ideia é apresentar lugares diferentes na região. Alguma coisa que o turista normalmente não percebe, porque prefere visitar os locais mais conhecidos.
Caxias do Sul tem muitos lugares para conhecer. A Estrada do Imigrante, a Catedral, a igreja São Pelegrino, roteiros por vinhedos e, claro, a Festa da Uva, que acontece a cada dois anos. A próxima será em 2016.
A cidade é uma das maiores do RS. Circular de carro pelo centro de Caxias é parecido com Porto Alegre. Muitos congestionamentos. Caxias tem um grande parque industrial e sua localização é privilegiada. Fica perto dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, e tem uma grande rede de hotéis.
O bom, mesmo, é circular pela área rural de Caxias. Um dos meus passeios preferidos é pegar a RS-331 a partir da Rota do Sol. Esta estrada, que leva a Santa Justina, também é um caminho alternativo para Otávio Rocha, um distrito de Flores da Cunha.
Para o turista mais urbano, a cidade tem shoppings, pizzarias e lojas. Há, portanto, passeios para todos os gostos. No centro, o destaque é a Praça Dante Alighieri, na frente da Catedral, onde é montada a feira do livro e outros eventos da cidade.
A pouco mais de 15 quilômetros de Caxias pela RS-122/RS-453, fica a cidade de Farroupilha. Lá, o destaque são as malharias. É o lugar da Serra onde é mais barato comprar malhas. Farroupilha tem ainda o Santuário de Caravaggio e muitos parques.
Então, na próxima viagem à Serra Gaúcha, reserve algum tempo para passear por Caxias do Sul e Farroupilha. Confira na galeria de fotos alguns dos lugares que vale a pena visitar.