O Teatro Municipal de Rio Grande está fechado desde dezembro de 2013 e não tem prazo para a reabertura, segundo a secretaria de município da cultura. O espaço ainda precisa se adequar as normas do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Durante onze meses, todas as atividades culturais foram suspensas. De acordo com a diretora do teatro, Lidia de Campos, é aguardada licitação para definir a empresa que irá executar as obras no interior do prédio. O projeto prevê a instalação de extintores, 25 blocos de luzes de emergência, balizadores de saída e uma central de alarme de incêndio, com detectores de fumaça.
Para as adequações, a Secretaria de Município da Cultura espera que os vereadores votem um projeto de suplementação de verba no valor de R$ 15 mil. Caso aprovado, a expectativa é que as obras iniciem em dezembro. Segundo o secretário de Cultura, Celso Santos, a agenda anual de eventos foi amplamente prejudicada.
“O Sesc, por exemplo, tem o palco em movimento, que traz para a nossa cidade peças de teatro de nível nacional. Este ano, infelizmente, não conseguimos recebê-las no Teatro Municipal. Os segmentos de cultura e os que consomem a arte e cultura na nossa cidade ficaram prejudicados”, afirmou.
O fechamento do local foi determinado após vistoria do corpo de bombeiros, que constatou problemas na rede elétrica e a inexistência do PPCI.
Gaúcha
Teatro Municipal de Rio Grande está fechado há quase um ano
Prédio segue interditado e sem prazo para reabrir
Karoline Ávila
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project