Começou a funcionar nesta segunda-feira (13) o sistema de descarte do lixo por meio de contêineres em Santiago, na Região Central. No último fim de semana, foram posicionados 50 em 12 ruas da área Central da cidade.
O número de contêineres por rua varia conforme sua extensão e demanda por parte de moradores. A média é de quatro contêineres por rua. A partir de hoje, a prefeitura começará a desativar as lixeiras públicas e passa a valer o prazo de 15 dias para que moradores desativem as suas.
Todo o lixo deverá ser colocado nos contêineres e o recolhimento será feito pelo menos duas vezes durante a semana. Todo o material será encaminhado à usina de triagem da cidade, onde é feita a separação entre reciclável e não reciclável. A ideia é tornar mais eficiente o recolhimento do lixo, reduzir – por meio da reciclagem – a quantidade que irá para aterros e, assim, gerar menos gastos com lixo para a cidade.
A secretaria de Meio Ambiente adianta que o momento inicial é de adaptação e que os contêineres podem ser remanejados para outros lugares do Centro conforme a necessidade.
Conscientização quanto à coleta seletiva
O secretário de Meio Ambiente Tadeu Machado afirma que desde o mês passado a prefeitura faz um trabalho de conscientização quanto à separação e descarte do lixo em Santiago. Profissionais têm visitado residências nos bairros Jardim dos Eucaliptos, Carlos Humberto, Vila Rica, Vista Alegre, Vila Nova e Guabiroba e explicado para moradores a necessidade e os benefícios para o meio ambiente e para a economia do município da separação e descarte consciente.
Em 2013, de acordo com a prefeitura de Santiago, houve uma média 700 toneladas de lixo recolhidas. Com a triagem, se espera reduzir a quantidade em 12%. Como a empresa responsável pelo recolhimento cobra em cima da tonelada, se espera com a reciclagem uma economia para o município, que este ano estima um gasto de R$ 3 milhões com recolhimento e transporte de lixo baseado nos dados de 2013, quando não havia coleta seletiva.
Confira os locais onde estão os contêineres:
- Rua Bento Gonçalves
- Rua Pinheiro Machado
- Rua Venâncio Aires
- Av. Júlio de Castilhos
- Av. Getúlio Vargas
- Rua Tito Becon
- Rua Duque de Caxias
- Rua Marechal Deodoro
- Rua Barão do Rio Branco
- Rua Barão do Ladário
- Rua General Neto
- Rua General Canabarro