O voto em trânsito, modalidade que permite ao eleitor votar em um município diferente do domicílio eleitoral de origem, estreia em Santa Maria, na Região Central, e em outras três cidades gaúchas com mais de 200 mil eleitores – Caxias do Sul, Canoas e Pelotas. Até a última eleição, a opção era oferecida somente nas capitais.
Em Santa Maria, 738 eleitores estão cadastrados para votar durante o 1º turno do pleito, domingo (5), e 723 no 2º turno, em 26 de outubro, se houver. O voto em trânsito será em duas seções e as urnas ficarão no mesmo local: na Igreja Metodista Central (Rua Tuiuti, 2.033, esquina com a Rua do Acampamento).
É importante que os eleitores atentem que durante as eleições deste ano eles são votantes do local onde se inscreveram. Caso ocorra algum imprevisto e o votante não estiver em Santa Maria no dia das eleições, por exemplo, o voto precisará ser justificado.
Números do voto em trânsito no Brasil e no Rio Grande do Sul
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 80 mil brasileiros pediram para votar em trânsito nas eleições gerais de amanhã. Desse número, quase 5 mil são no Rio Grande do Sul. Mais de 75 mil se inscreveram para o segundo turno em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, foram 4,7 mil pedidos. Esses eleitores puderam escolher, até o último dia 21 de agosto, em qual das 92 cidades brasileiras que têm mais de 200 mil eleitores eles vão registrar o voto para presidente da República e vice.