Em clima de Feira do Livro, a boa ideia literária de hoje é o Piquenique Poético. As criadoras da atividade são as estudantes Natalia Biazus, 25 anos, e Giulia Baptista Vieira, 18. De acordo com Natalia, a ideia surgiu da vontade de unir diferentes tipos de manifestações artísticas, em especial a poesia.
A primeira edição foi em fevereiro, na Praça Dante Alighieri. A segunda foi em um tarde de sol em pleno inverno caxiense, no Parque dos Macaquinhos. Segundo Natalia, cerca de 280 pessoas já participaram dos encontros. Ela conta que o piquenique quer difundir as diferentes formas da arte.
"Quem constrói o piquenique é o público, com a sua participação. As pessoas são convidadas a levar as suas poesias e nessas últimas edições tivemos grande participação das pessoas levando a sua arte, que vai além da literatura e da poesia. Nós fizemos também uma outra atividade junto ao piquenique, que o varal poético. As pessoas podem ir lá, escrever suas poesias e já pendurar no nosso varal", explica.
A declamação é opcional e a participação é livre. Natalia destaca ainda que a ideia é levar o piquenique para outras cidades. A próxima edição está marcada para dezembro, dentro da programação do festival ManifestaSol.
Natalia também fala que sempre visita a Feira do Livro de Caxias do Sul e que nesse ano não vai ser diferente. Para saber como foram as edições passadas do piquenique e não perder a data do próximo, é só curtir a fanpage do projeto.
Ouça a reportagem na íntegra