A Secretaria de Saúde de São Vicente do Sul vai implantar o Sistema de Informatização Municipal de Saúde (Simus). O sistema quer qualificar o atendimento e dar agilidade aos agendamentos de consultas nas unidades de saúde. Entre os setores beneficiados, estão a Estratégia Saúde da Família (ESF), Farmácia Central e Vigilância em Saúde.
A partir da implantação, que começa nesta sexta-feira (12) com a aquisição de novos equipamentos, treinamento das equipes, aplicação dos sistemas, e termina ao final do ano, com o fim das reformas nas três unidades de saúde da cidade, o usuário dos serviços de saúde terá seus dados coletados e repassados à triagem via computador.
No momento da consulta médica, o profissional de saúde terá na tela as informações sobre o paciente e o receituário médico será feito online. No caso de solicitação de exames laboratoriais, o resultado do exame será disponibilizado diretamente no sistema quando concluído. Na Farmácia Central, o sistema indica a disponibilidade e reserva o medicamento e quantidade prescrita ao paciente.
O sistema vai custar para São Vicente do Sul R$ 2 mil mensais. O contrato com a empresa responsável tem duração de um ano. O município realiza em média 120 consultas médicas por dia nas três ESF. São mais de 3 mil ao mês. A cidade tem 9 mil habitantes. O aumento no volume de atendimento traz a necessidade de integrar o sistema.
Gaúcha
São Vicente do Sul implanta sistema de informatização de saúde
Sistema quer qualificar o atendimento e dar agilidade aos agendamentos de consultas nas unidades de saúde
João Pedro Lamas
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project