A prefeitura de Santa Maria, na Região Central, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei, de autoria do próprio governo municipal, em que pretende contratar em caráter emergencial e temporário professores municipais. A ideia da Secretaria de Educação é que os contratados estejam atuando nas escolas municipais nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.
Tão logo o projeto seja aprovado pelos parlamentares, o governo pretende dar início à contratação dos educadores. A intenção do governo municipal é viabilizar, para o quanto antes, a chamada desses educadores para as redes da Educação Infantil e de Ensino Fundamental.
Após aprovado o projeto, o governo municipal poderá divulgar o edital com os termos da contratação, que contará com provas de titulação dos profissionais.
Outro projeto trata de aumento salarial aos professores
Também foi encaminhado à Câmara de Vereadores outro projeto da prefeitura que concede 2,15% de aumento salarial aos cerca de 1,5 mil professores. O percentual, segundo a prefeitura, complementa a reposição salarial de 5,91%, concedida em maio, e que repôs a inflação do período. Com isso, a prefeitura atinge o índice de 8%, determinado pela União, referente ao piso referencial nacional deste ano.