A chuva que atinge a Região Noroeste do Rio Grande do Sul desde domingo (28), deixa cerca de 80 famílias fora de casa na cidade de Santa Rosa. Segundo a Defesa Civil Municipal, o Rio Pessegueiro, que corta a cidade, não suportou o volume da chuva e transbordou.
O prefeito Alcides Vicini disse que vai decretar situação de emergência pelos estragos provocados pela chuva. "Em razão da invasão de águas em várias moradias, em bairros e vilas, e também, pela derrubada de pontes no interior do município e trechos de estradas que praticamente foram arrancados", justificou.
Os órgãos de segurança estão auxiliando na retirada das pessoas de casa. A prefeitura disponibilizou um pavilhão do Parque de Exposições para receber os desalojados.
Bloqueios no trânsito
Além dos desabrigados, a chuva que atinge o Estado causa problemas no trânsito. A RS-480 está completamente bloqueada na altura do quilômetro 5, na região do Alto Uruguai. Segundo a Comando Rodoviário da Brigada Militar, o asfalto cedeu no trecho.
Na Serra, a cheia no Rio das Antas provoca interrupção na ponte que liga Cotiporã a Bento Gonçalves, pela RS-431. Além dos problemas nas estradas, o serviço de balsa foi interrompido em Porto Mauá, no noroeste, por causa da cheia no Rio Uruguai. Na RS-150, em Vicente Dutra, a balsa que liga ao município de Mondaí, em Santa Catarina, também não está operando.
Veja os locais atingidos pela chuva no mapa abaixo: