A Emater de Santiago está à frente de um levantamento para saber a situação das propriedades rurais do município de 49 mil habitantes, após chuva de granizo que atingiuo município. O engenheiro agrônomo Dairton Ramos Lewandowski adianta que, até a tarde desta quarta-feira (3), mais de 40 propriedades serão vistoriadas por equipes da Emater e do Sindicato Rural.
De acordo com Lewandowski, os casos mais preocupantes são os pomares de pêssego. Segundo ele, em uma propriedade, de oito hectares, foram contabilizados estragos em mais de 90% da plantação – que tem uma projeção de produção de 60 toneladas de pêssego.
Em uma outra propriedade, de três hectares, onde foram plantados pêssegos a estimativa é que os prejuízos cheguem a 25% da plantação, relata o engenheiro.
Levantamento contemplará plantação de trigo
Em outra frente de trabalho, serão levantados os prejuízos que possam ter atingido as lavouras de trigo, que têm área plantada de 6 mil hectares. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, o mapeamento da situação das lavouras deve ser conhecido até o final desta quarta-feira.