Faixa preta e multicampeão de taekwondo, Léo de Lima, 62 anos, morador da Vila Curral, no Bairro Camaquã, Zona Sul de Porto Alegre, tornou-se motorista de kombi há cinco anos. A função é por uma boa causa: transportar os próprios alunos para treinarem em projetos sociais nos quais ele é o professor.
Com dinheiro tirado do bolso, Mestre Léo, como é conhecido, decidiu investir no veículo para facilitar a vida da gurizada da região onde ele mora. Assim, duas vezes por semana, eles treinam num projeto do Internacional e outras duas no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, no Bairro Menino Deus. Em ambos, Léo dá aulas voluntariamente para mais de uma centena de crianças e adolescentes.
- Me ofereci para atuar nos dois projetos, desde que eu pudesse incluir a gurizada que já treinava na vila. Deu certo - conta, entusiasmado.
Como se não bastasse o transporte, o treinador faz questão de fornecer a alimentação dos estudantes, que costumam se reunir na casa dele antes de seguirem para os treinos. Na hora do almoço, Mestre Léo também vira cozinheiro da turma.
- Arroz, ovo cozido, saladas e frutas. Comida saudável para os atletas manterem o peso na medida certa - recomenda.
"Mais que um professor"
EXEMPLO DE VIDA
Mestre Léo dá aulas de taekwondo gratuitas a mais de cem crianças e adolescentes
Morador da Zona Sul da Capital é professor de artes marciais, motorista e conselheiro de dezenas de jovens.
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: