Nova Candelária, no Norte do Estado, é o único município gaúcho a não registrar nenhum crime em 2014. Neste ano, não houve assaltos, furtos ou roubos na cidade com cerca de 2,8 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cultura alemã e conhecida como "Capital Nacional da Suinocultura".
Sete dos dez maiores municípios do RS registram aumento nos roubos e homicídios
Homicídios aumentam 22% e roubo de carros 9% durante o semestre no Estado
Há dois meses, a Brigada Militar registrou uma ocorrência de trânsito onde houve uma colisão entre dois carros, mas apenas com danos materiais, o que não configurou crime. Mesmo assim, o prefeito de Nova Candelária, Carlos Dick, alega que há uma preocupação dos moradores da cidade com o ingresso do tráfico de drogas no município:
“Mesmo nós sendo uma cidade pequena do nosso interior do nosso Rio Grande do Sul, hoje eu posso dizer que uma das nossas maiores preocupações é a incidência ou o começo do tráfico de drogas. Essa, sim, para nós, é bem verdade que é uma das grandes preocupações”, ressalta.
O efetivo policial que atua em Nova Candelária não foi divulgado. A condição do município é bem diferente das grandes cidades gaúchas onde, das dez cidades mais populosas do Estado (baseado no Censo 2010), sete tiveram aumento no número de homicídios e oito, no número de furtos e roubos de veículos no primeiro semestre deste ano, se comparados com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na sexta-feira (1) pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-RS).