Duas novas varas judiciais foram instaladas na Região Central. Uma delas em Santa Maria e outra em São Francisco de Assis. O objetivo ao criá-las é dar mais rapidez aos processos das justiças locais.
Em Santa Maria, foi instalado na terça-feira (26) o Juizado Especial da Fazenda Pública. Ele começa atendendo 4,2 mil processos. A responsável é a juíza Eloisa Helena Hernandez de Hernandez e trabalham com ela quatro servidores e dois estagiários. Integram o foro de Santa Maria 13 magistrados, 164 servidores e há mais de 81 mil processos em tramitação.
Na quarta-feira (27), foi inaugurada a 2ª Vara Judicial de São Francisco de Assis. Ela terá competência para jurisdição dos processos de Juizado da Infância e Juventude, Maria da Penha e Juizado Especial Criminal. A responsável é a juíza Larissa Moraes e dois servidores trabalharão junto com ela. O foro conta com 10 servidores e tramitam na Comarca mais de 10,5 mil processos.
Conforme o Tribunal de Justiça do Estado, são recebidas avalanches de processos todos os dias e não se consegue atender a demanda em um tempo razoável. Por essa razão, se está emparelhando o judiciário.