O prefeito Alceu Barbosa Velho vai se reunir às 17h desta terça-feira (15) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar sobre a chegada de ganeses a Caxias desde o início deste mês. Também participará do encontro o deputado federal Pepe Vargas. Desde o início deste mês, cerca de 300 imigrantes chegaram à cidade.
Na manhã desta terça-feira (15), integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Caxias e do Centro de Atendimento o Migrante se reuniram com membros da Polícia Federal de Caxias para definir um novo tipo de atendimento que será oferecido ao imigrantes. De acordo com a vereadora Denise Pessôa, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara enviou um ofício ao Ministério da Justiça.
Um dos pontos do ofício pedia que o formulário de solicitação de refúgio pudesse ser entregue em inglês. O Ministério da Justiça aceitou o pedido e enviou modelos de formulário em inglês e francês. Assim, não será mais necessária a mobilização de voluntários para tradução. Na reunião ficou definido que a Comissão de Direitos Humanos será responsável por organizar o fluxo de imigrantes que entregam o protocolo de refúgio na Polícia Federal.
Desde o final da semana passada, a Polícia Federal restringe o atendimento de imigrantes que pedem o protocolo de refúgio a 20 por dia. Desses, 15 são para ganeses e cinco para imigrantes de outros países.