O Conselho Estadual de Transporte Metropolitano aprovou, nesta quarta-feira (23), a redução dos valores das tarifas do transporte intermunicipal da Região Sul. A queda de 3,17% vale para as passagens das linhas que ligam os municípios de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Capão do Leão e Arroio do Padre. Os novos valores entram em vigor na próxima segunda-feira (28). A redução foi aprovada pela Agergs no dia 6 de maio, mas somente agora, quase três meses depois, deve ser aplicada. O diretor de transporte metropolitano da Metroplan, Marcos Damiani, justifica a demora.
"Levou esse tempo aí, porque temos um economista só e nós ficamos com problema de passe livre (o projeto Passe Livre do governo do Estado), que é a Metroplan que está fazendo. Isso explica, mas não justifica. Eu assumo a responsabilidade", afirmou o diretor.
Segundo Damiani, a tabela com os novos valores deverá ser publicada nesta quinta-feira (24), no site da Metroplan. Sobre a redução de 1,44% nas tarifas das linhas intermunicipais do Litoral Norte, que foi aprovada pela Agergs em fevereiro, ainda não há prazo para ser aplicada. Segundo o diretor de transporte metropolitano da Metroplan, a demora, nesse caso, ocorreu em razão de um pedido de revisão do cálculo. Ele espera que o processo seja votado na próxima semana pelo Conselho Estadual de Transporte Metropolitano.
São 56 linhas de ônibus intermunicipais no Litoral Norte, distribuídas entre Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Forquilhas e Xangri-lá.