O Ministério Público do Estado (MPE) analisa documentos enviados em Março pela prefeitura de Esteio que apresentam as medidas tomadas pelo município para evitar novas enchentes. A ação que ajuizou o pedido ao executivo foi colocada no início de 2014 pelo promotor André de Azevedo Coelho, após as cheias de outubro de 2013. A previsão é que a resposta final do departamento técnico saia nos próximos dias. A prefeitura disse que toma medidas emergenciais desde Janeiro.
"Eles apresentaram um relatório indicando todas as medidas que eles adotaram. Como são medidas técnicas, isso precisa ser analisado pelo Ministério Público. (...) Este documento aponta as medidas adotadas e conta previsões de outras medidas para sanar os problemas de enchente. Não é da amplitude que nós entendíamos necessária no primeiro momento", comenta.
Segundo a prefeitura, desde Janeiro, o programa Esteio Superando as Enchentes, realiza ações diárias como a desobstrução da rede de drenagem com o uso de hidrojato, substituição de canos quebrados, limpeza de bocas-de-lobo, dragagem, desassoreamento e limpeza de canais e arroios. Além disso, as equipes também fazem raspagem e capina de mato no meio-fio e varrição de vias, para evitar que a vegetação acabe nos dutos. Até junho, foram retirados mais de 15 mil m³ de materiais e entulhos das ruas, arroios e tubulações.
Gaúcha
MP analisa ações da prefeitura de Esteio contra as cheias
Desde Janeiro, município diz que toma medidas emergenciais para superar os problemas com as enchentes
Emanuel Soares
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project