Quatro ruas do Bairro Vila Americana, em Alvorada, estão com alagamentos ocasionados pela elevação do nível das águas no arroio que cruza o bairro. Para andar pelas ruas, os moradores recorrem a roupas especiais impermeáveis e até barcos. A enchente atinge casas e obrigou moradores a deixarem as residências. Levantamento da Defesa Civil do município aponta que 120 estão desalojadas no município.
A casa de Adriana Martins Maciel Nunes, que mora no local há 20 anos, foi uma das primeiras a serem alagadas pela água. "Levantei o que deu e estou na casa do meu irmão. Para chegar na minha casa a água está dando na cintura e aumentou ainda mais o nível esta manhã", falou a moradora.
Uma das integrandes da comissão de moradores, Andréia Magnus, comentou que os problemas com enchentes no local são históricos e nada é feito. "As enchentes acontecem no bairro há mais de 18 anos e tá cada vez pior. Aguardamos os trabalhos de prevenção, mas nada é feito", disse Andréia.
Moradores afirmaram que a prefeitura de Alvorada auxiliou na remoção de móveis e pertences pessoais. O fato foi confirmado pela coordenadora da Defesa Civil de Alvorada, Adriana Martins.
"Trabalhamos no auxílio e na retirada de móveis junto aos moradores. Fizemos 21 remoções nesse ponto da vila, onde se tem alagamentos. (...) De ontem pra hoje a água baixou, mas ainda estamos em alerta", comentou.
A coordenadora disse que a defesa civil está recolhendo doações de mantimentos, colchões e cobertores para as famílias que perderam pertences. As doações podem ser feitas pelo telefone: (51) 9363 6834.
Gaúcha
Moradores andam de barco em ruas alagadas de Alvorada
Defesa Civil diz que 120 pessoas estão desalojadas
Emanuel Soares
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: