A Prefeitura vai plantar 12.107 mudas de árvores para fazer a compensação vegetal das 15 obras de mobilidade urbana voltadas para a Copa do Mundo em Porto Alegre. O edital de licitação que vai contratar a empresa responsável pelo serviço está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho do município e deve ser concluído na segunda quinzena de agosto. A vencedora da concorrência pública será responsável pela poda, remoção, transplante e plantio dos vegetais.
De acordo com o Decreto Municipal (17.231/2011) que trata das compensações vegetais, a conversão de compromissos de plantio acima de 300 mudas, como neste caso, deve ser analisado por uma comissão específica. A legislação também estabelece, para fins de conversão, o valor de 20 Unidades Financeiras Municipais (UFMs) por muda, o que, em 2014, corresponde a R$ 62,01 para cada muda.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre, até o momento, não respondeu quais os critérios foram utilizados para se chegar ao número de 12.107 mudas. O Executivo Municipal também não divulgou o número de árvores removidas para a execução das 15 obras da Copa na Capital gaúcha.
Gaúcha
Licitação para compensar dano ambiental de obras da Copa será lançada em agosto
Prefeitura de Porto Alegre vai plantar 1,2 mil mudas
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project