Com a denúncia de uma ouvinte à reportagem de que o medicamento Tamiflu (usado no tratamento da Gripe A - H1N1) estaria sendo distribuído em Santa Maria com o prazo de validade vencido, nossa equipe foi buscar entender o que estaria acontecendo nesse caso. O medicamento, é considerado "estratégico" desde 2009, quando houve a pandemia de H1N1. Ou seja, o Ministério da Saúde retirou a droga do mercado e somente o órgão tem o direito de distribuir o medicamento.
Na denúncia, uma mãe conta que levou a filha, de 5 anos, ao Pronto Atendimento Municipal do Patronato (PA) porque a menina apresentava sintomas gripais. No PA, foi receitado e entregue para tratamento uma caixa de Tamiflu, nome comercial do fosfato de oseltamivir. Em casa, o tio da criança verificou que o medicamento tinha prazo de validade para novembro de 2013, mas havia uma etiqueta sobre a data, indicando que o conteúdo estava revalidado.
A reportagem da Rádio Gaúcha entrou em contato com a Farmácia Municipal de Santa Maria, responsável pela distribuição do Tamiflu a todas as unidades de saúde do município. A coordenadora da Farmácia Municipal, Mirnan Noal explicou que não há nenhuma caixa do medicamento com prazo de validade maior que 2013, mas que isso não significa dano à saúde.
"A gente não tem medicamento com prazo maior (que 2013). Na Europa, segundo a nota técnica (leia abaixo), a validade é de 7 anos. Aqui, no País, era de 4 anos. O Ministério da Saúde pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitaria e o medicamento foi revalidado por mais 5 anos."
Ela diz que as etiquetas de revalidação foram emitidas antes da distribuição ser feita pelo Ministério da Saúde e que nenhuma caixa do remédio é adquirida pelo município, uma vez que o produto não está disponível para comercialização no mercado.
A coordenadora também esclarece que algumas reações adversas, como vômito e diarréia são comuns aos usuários que têm intolerância ao medicamento e, em caso e dúvidas, informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município, na Farmácia Municipal ou pelo telefone do Ministério da Saúde (136) impresso na caixa do medicamento.
A Anvisa publicou dois documentos explicado o procedimento de revalidação do Tamiflu, que você acessa nos links abaixo: