Os proprietários dos cinco postos de combustíveis interditados na última semana pela comercialização de óleo e álcool adulterados prometem apresentar defesa até o fim da semana. Os estabelecimentos ainda reúnem documentos e realizam os laudos técnicos que devem ser entregues à justiça para comprovar que as irregularidades foram sanadas. A reportagem da Rádio Gaúcha percorreu os cinco postos na manhã desta terça-feira e comprovou que todos estão cumprindo a decisão judicial.
O gerente de um dos postos, Alexander Bandeira, garante que antes da interdição, uma amostra do produto foi colhida e segundo a análise dos técnicos estava dentro do padrão "Nosso volume de diesel é muito pequeno, com certeza não temos nenhuma irregularidade. Ficamos muito surpresos com a decisão, mas já estamos colhendo os documentos para encaminhar a defesa à justiça", explica.
Os produtos estavam sendo vendidos fora dos padrões determinados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Nos laudos da vistoria, os fiscais do Ministério Público concluíram que os combustíveis sofreram a adição de solventes e água, o que também pode indicar que os produtos foram misturados com álcool industrial. A adição também incorre em crime fiscal, já que a carga tributária para o álcool comercializado industrialmente é de 12% e a do etanol combustível é de 40%. O óleo também estava sendo armazenado abaixo da temperatura recomendada pela ANP, que é de 38º.
Os veículos que abasteceram nestes postos estão sujeitos a falhas ou quebra do motor, em decorrência do excesso de água na câmara de combustão do cilindro, corrosão acima do normal nos componentes, diminuição de potência do carro e aumento de consumo. Dos cinco interditados, dois são Schell. Os outros três têm bandeira Garagem Nacional, BR e Ipiranga.
Confira a situação de cada posto:
Posto GN – Av. do Forte, 1152, Vila Ipiranga - Não falou com a reportagem.
Posto Shell – Av. Wenceslau Escobar, 1488, Cristal - Pretende entregar até amanhã os documentos.
Posto Ipiranga – Av. Brasil, 1237, São João - Ainda estão realizando os laudos técnicos.
Posto Schell – Av. Coronel Marcos, 1926, Ipanema - Pretende entregar até amanhã os documentos.