O primeiro fim de semana depois da Copa do Mundo no Acampamento Farroupilha teve movimento intenso e chegou a seis mil pessoas. Até setembro, o acampamento vai funcionar de sexta-feira, às 18h, até a noite domingo. Como a segurança está menor, neste período, cada atração que reunir um maior número de pessoas será avaliada com antecedência pela comissão de segurança do parque. Já está determinado que bailes e shows estão proibidos no período.
Segundo o coordenador do acampamento, Giovani Osório Tubino, o parque, para os acampados, é liberado na sexta-feira a partir do meio-dia para a manutenção do galpão. Entretanto, aqueles que quiserem funcionar, podem oferecer atividades para o público externo e para associados a partir das 18h de sexta-feira até domingo.
Os Bombeiros ainda devem conceder o alvará oficial para os 78 piquetes instalados no local, mas não existe previsão. Apenas dois galpões apresentam inconformidades frente as exigências.
"Essas duas inconformidades já estão adequadas e já foi repassado aos bombeiros a atualização. (...) Neste momento nós aguardamos a confirmação do Corpo de Bombeiros para que eles, se quiserem, possam fazer suas atividades nos fins de semana até setembro quando começa o acampamento oficial", disse o coordenador do acampamento, Giovani Osório Tubino.
Nesta segunda-feira (21) a organização abriu as inscrições para o acampamento de setembro. Hoje são 78 galpões montados. A partir de agosto mais 306 ocuparão os espaços abertos no parque. Para evitar problemas com o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), o acampamento vai montar um grupo especializado que vai fazer inspeções e avaliar as inconformidades, antes da vistoria dos Bombeiros.
Uma série de exigências é feita na hora da inscrição como, por exemplo, o alvará do ano de 2013 e o certificado do curso dos bombeiros para pelo menos dois integrantes da entidade que devem estar aptos a manusear os equipamentos de segurança. As inscrições vão até o dia 31 de julho.