A empresa Show Prestadora, de Maceió, capital do Estado de Alagoas, venceu o pregão eletrônico para instalar o sistema de rastreamento eletrônico dos táxis de Porto Alegre. A disputa começou às 14h01 desta quarta-feira e durou 34 minutos. Ao todo, foram 204 lances apresentados por 11 interessadas. A empresa meceioense lançou 50 propostas e venceu a concorrência com o arremate de R$ 49,59, que será o custo cobrado pela fornecedora para a manutenção do sistema em cada táxi.
O prazo de contestação da concorrência pública é de dois dias. A vencedora da disputa será responsável pela instalação e operação do sistema de rastreamento dos táxis. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, projeta o início da instalação dos equipamentos para o mês de agosto:
"Em torno de 90 dias, a gente está pretendendo já iniciar a implantação nos veículos, nos táxis, para que a gente começa já, então, a ter o processo tramitando, que é uma das ferramentas fundamentais para que a gente tenha gestão, em tempo real, 24h por dia, do sistema de serviço táxi da nossa cidade", defende.
O novo sistema de rastreamento, segundo a EPTC, também permitirá definir o tempo de operação do taxímetro de cada táxi. Para compensar o gasto extra dos taxistas (R$ 71,74 mensais - equivalente a 17 bandeiradas), a EPTC autorizou, no final de fevereiro, a cobrança de Bandeira 2 a partir das 20h nos dias de semana (antes, começava às 22h). Aos sábados, o valor elevado pode ser cobrado a partir das 15h (antes, também começava às 22h).
A licitação do rastreamento dos táxis havia sido suspensa no dia 31 de abril após a EPTC tomar conhecimento de denúncias recebidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referentes à disputa. As empresas interessadas em operar o sistema alegaram que a Prefeitura cobrava no edital um dispositivo que não estava disponível no mercado. O processo foi retomado na segunda quinzena de maio.
Verifique os lances apresentados pelas 11 empresas que entraram na disputa:
Gaúcha
Empresa nordestina vence leilão para instalar GPS nos táxis de Porto Alegre
EPTC pretende começar a instalação dos GPS em 90 dias
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project