O compartilhamento de bicicletas é uma febre em diversas cidades do País. O serviço barato, que permite o deslocamento rápido e eficiente em pequenas distâncias, ganha cada vez mais adeptos. A ideia deu tão certo que uma universidade de Lajeado resolveu fazer o mesmo, só que dentro do campus.
Batizado de Bicivates, o bike-share foi lançado na Univates neste domingo (18), durante o Dia Sem Carro, promovido pela instituição. A iniciativa foi pensada para combater a quantidade crescente de carros e motocicletas circulando nos arredores e dentro do campus. O compartilhamento do veículo dentro da universidade será gratuito para alunos, professores e funcionários, já a partir desse domingo.
Ao todo, são 120 bicicletas divididas em três estações: nos prédios 1, 11 e 16. Para utilizar, é preciso estar em dia na universidade e fazer um cadastro gratuito no site na instituição. As bikes ficam disponíveis entre 7h e 23h, e cada usuário pode pedalar por até duas horas antes de devolver na estação mais próxima. Além das bikes recém implantadas, a universidade já projetou ciclovias para que as pessoas pedalem com segurança pelo campus.
O sistema de compartilhamento de bicicletas dentro de uma universidade é pioneiro no Brasil, mas já existe em outros países, como nos Estados Unidos, onde existe na New York University, Buffalo University e a Washington State University.