Consultas de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a ser encaminhadas nesta semana ao Hospital de Caridade de Santa Maria através da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). Os atendimentos estão previstos para iniciar no início do mês de junho.
O serviço receberá a demanda de 32 municípios da região. O paciente deve procurar a Secretaria de Saúde de sua cidade e solicitar atendimento. A secretaria então, é responsável por passar os pacientes à coordenadoria para fazer a triagem dos casos que podem ou não ser atendidos pelo serviço e, somente depois desse processo, o paciente será encaminhado para o Hospital de Caridade.
As pessoas que estavam na lista de espera para atendimento oncológico no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) tiveram seus nomes repassados aos seus municípios de origem para que as secretarias municipais de saúde entrem em contato para saber se ainda necessitam atendimento e então encaminhar ao Hospital de Caridade.
Segundo a coordenadora regional da Saúde, Ilse Mello, é preciso esclarecer que o Caridade não atenderá casos de urgência e emergência do SUS, somente alta complexidade.
No total, são 400 fichas entre proctologia, urologia, cardiologia e reumatologia. Essas fichas serão divididas entre os 32 municípios de abrangência da coordenadoria regional.