Manifestantes bloquearam a RS-480, no acesso a cidade de São Valentim, no Norte gaúcho por cerca de uma hora, na tarde desta sexta-feira. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, cerca de 800 manifestantes participaram do ato, para pedir que o Ministério da Justiça tome uma decisão sobre a demarcação de terras no município.Eles também protestaram contra a morte dos dois agricultores na segunda-feira, em Faxinalzinho.
Os dois irmãos foram mortos em área de conflito com indígenas na região. Os manifestantes permaneceram na via por cerca de uma hora e seguiram em direção ao Fórum de São Valentim, onde realizaram novo ato. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve vir ao Estado na próxima quarta-feira na tentativa de mediar uma solução para o impasse.
Investigação
A Polícia Federal já trabalha com suspeitos para o crime. Segundo o delegado Mauro Vinícius Soares de Moraes, a polícia ainda realiza oitivas e tenta identificar participação de cada um dos integrantes do ocorrido, para depois tomar as medidas necessárias junto à Justiça Federal.
“A investigação sobre o caso está adiantada, até a conclusão do inquérito, que deve ocorrer em 30 dias, é provável que tenhamos alguma prisão”, ressalta.
Quarenta policiais federais e efetivos da Brigada Militar seguem fazem a segurança na cidade. As aulas seguem suspensas há quatro dias nas escolas municipais como medida de segurança, por um temor de acirramento do conflito.