Durante os três dias da romaria, cerca de mil voluntários vão trabalhar no santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Eles receberão os 200 mil devotos esperados nos dias 24, 25 e 26.
De acordo com o reitor do santuário, padre Gilnei Fronza, os voluntários também apoiam os profissionais que trabalham durante a romaria, como os policiais e socorristas. Grande parte desses voluntários são moradores da comunidade de Caravaggio, que atuam, principalmente, no restaurante.
O restaurante a quilo do santuário estará fechado para o público em geral durante a romaria. O estabelecimento só atenderá aos profissionais e voluntários que trabalharão no santuário. Mesmo durante o ano, esse estabelecimento é gerido por moradores da comunidade de Caravaggio que trabalham voluntariamente.
Além dos voluntários da comunidade, trabalharão na romaria, pelo menos, 35 padres e 25 freiras. Dentro da igreja principal haverá confissões a partir das 6h30min. Já na sala de confissões, o horário de chegada dos padres é por volta das 8h. As freiras ajudam na marcação de missas na entrada da igreja e ainda na recepção aos romeiros, atuando também no santuário antigo, que fica ao lado do principal.