Não há previsão de retomada total de funcionamento do Hospital São Francisco de Paulo, em Osório, após incêndio ocorrido no último sábado (17). O presidente da instituição, Francisco Moro, confirmou, em entrevista ao Gaúcha Repórter nesta segunda-feira (19), que terá que ser feita uma rede elétrica alternativa no interior do prédio. A CEEE vai auxiliar nos trabalhos elétricos instalando, inclusive, um transformador na parte externa da instituição Entretanto, o setor de hemodiálise deve ser reaberto na quarta-feira (21). O local possui Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), mas ainda não conseguiu a emissão do alvará de funcionamento
O incêndio no hospital foi causado após uma sobrecarga em um gerador de energia. No sábado, no momento do incêndio, o local recebia a visita do governador Tarso Genro. Pacientes e servidores desalojaram seus locais de trabalho, 77 pessoas deixaram as pressas o hospital. O princípio de incêndio foi causado por uma sobrecarga no sistema.
Enquanto o local segue sem previsão de reabertura total, o hospital solicita que pacientes procurem atendimento nos postos de saúde e em hospitais de Capão da Canoa e Santo Antônio da Patrulha.