Confira como funciona o sistema shield de construção:
As quatro propostas para construção do metrô de Porto Alegre foram entregues na tarde desta terça-feira, no escritório MetrôPoa, na Capital. A expectativa da prefeitura era de que cinco estudos fossem apresentados, mas duas empresas se uniram para protocolar uma única proposta. Todos os projetos foram entregues até as 15h (uma hora antes do prazo final estipulado pela sessão pública). Cada um deles continha pelo menos três grandes volumes lacrados.
Agora, uma comissão técnica escolherá o melhor estudo, base para o futuro edital de licitação da parceria público-privada, que irá escolher a empresa que executará o projeto. A obra do metrô deve custar R$ 4,8 bilhões de reais.
A previsão era de que em junho fosse anunciada uma análise preliminar, mas o prefeito José Fortunati afirmou que, devido ao grande volume de material a ser analisado o prazo terá de ser estendido:
- Trata-se de projetos completos e complexos. Por isso os prazos para o estudo da comissão técnica ultrapassarão o mês de junho. Mais importante do que a pressa é a profundidade da análise.
Apesar do atraso na análise dos projetos, o prefeito manteve o cronograma no que diz respeito à licitação para escolher a empresa que executará a obra. Segundo ele, o edital deve ser publicado até o final do ano, para que a empresa responsável possa iniciar as obras em 2015. Assim, a viagem inicial do aguardado metrô ocorreria em 2019.
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A comissão técnica que avaliará as propostas será composta for funcionários do município, do Estado, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Técnicos do metrô de Madrid, que possui uma das maiores redes de transporte subterrâneo, também participarão da equipe que analisará os projetos, segundo o Fortunati. Serão observados critérios como custos de implantação e operação, durabilidade, confiabilidade, impacto de obras urbanísticas e ambientais.
- Um ou mais projetos podem ser escolhidos. Eles podem se complementar e até pode ser utilizada uma parte de cada projeto apresentado hoje. A equipe técnica também pode acrescentar detalhes no projeto final - explicou o prefeito.
Depois da divulgação dos projetos selecionados, a apresentação da proposta mais adequada será submetida à consulta e audiência públicas, aos órgãos de controle e ao Ministério das Cidades. O passo seguinte é a licitação para decidir que empresa ficará responsável pela construção da rede de transporte.
Os projetos foram organizados por grupos de empresas. O primeiro deles é formado pela ATP Engenharia, Headwayx Engenharia e AGR Projetos e Estruturação:
- Uma de nossas principais propostas é diminuir o impacto da obra no cotidiano da cidade durante a construção - adiantou Eduardo Fontes Hatz, coordenador da proposta do grupo.
As empresas GR Almeida, S/A Engenharia de Obras e Triunfo Participações e Investimentos se associaram para apresentar uma única proposta:
- Nosso projeto prevê duas possibilidades de traçado: um da Zona Norte ao Centro e outro que pode ser estendido até a Azenha - disse Thiago Vitorello, diretor da Triunfo Participações e Investimentos.
A construtora Queiróz Galvão e o grupo formado pelas empresas Investimentos e Participações em Infraestrutura "Invepar" e Odebrecht Transport Participações não quiseram adiantar detalhes dos projetos apresentados nesta terça-feira.
O traçado previsto inicialmente para o metrô pode sofrer alterações, segundo o prefeito José Fortunati.
- Não sei o que esses pacotes estão propondo, mas é possível que as empresas tenham apresentado um outro escopo, o edital permitia essa possibilidade.