Estudantes das regiões da Serra, do Litoral e do Sul do Estado ainda não têm acesso ao Passe Livre Estudantil. O programa do governo do Estado não repassou passagens aos inscritos nessas regiões porque elas não utilizam a bilhetagem eletrônica no transporte público.
O Passe Livre Estudantil oferece gratuidade no transporte intermunicipal a estudantes que têm de se deslocar dentro dos aglomerados urbanos e das regiões metropolitanas para frequentar escolas ou universidades.
Conforme o coordenador do Passe Livre Estudantil, Hélio Filho, o sistema de bilhetagem eletrônica está sendo providenciado pelas empresas. A previsão é de que esse processo esteja concluído em até três meses. Até lá, os estudantes vão receber tickets no valor das passagens para que possam usufruir do benefício. Hélio Filho salienta que este é um período de adaptação do programa:
"O programa está muito no início. Várias situações precisam ser resolvidas à medida que o programa está sendo implantado. Esse caso da bilhetagem eletrônica, quando foi feita a lei e se definiu como seria feito pagamento, não nos demos conta que alguns municípios ainda não tinham a bilhetagem eletrônica", explicou.
Conforme o coordenador do Passe Livre Estudantil, os tickets para os estudantes estão em fase de impressão, mas não existe um prazo para serem entregues. O valor gasto pelos estudantes no transporte até que o governo viabilize as carteirinhas não será ressarcido.