Operação Leite Compen$ado 4: descoberta nova distribuição de leite adulterado com formol no RSOperação Leite Compen$ado 4: novas amostras confirmam produto vencido e com adição de água
A LBR, proprietária das marcas de leite Líder e Parmalat, divulgou uma nota nesta quarta-feira (19) informando sobre os lotes suspeitos de contaminação por formol. Uma investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul descobriu uma nova distribuição de leite adulterado no Estado.
Os lotes são de leite UHT integral da Parmalat, produzido em Guaratinguetá (SP) entre 13 e 14 de fevereiro, comercializado no Estado de São Paulo, e também o leite UHT integral da Líder, produzido em Lobato, no Paraná, entre 13 de fevereiro e 14 de março, comercializado no Paraná (mais detalhes abaixo na nota da empresa).
No entanto, um consumidor entregou à Promotoria um litro de leite adquirido em Porto Alegre no dia 18 de fevereiro com data e local de fabricação idênticos aos informados pela empresa sobre os produtos contaminados. Em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente, lhe foi confirmado que se tratava dos lotes que usaram leite que amostras comprovaram contaminação com formol.
O Ministério Público cogitou ingressar com ação na justiça pedindo o recolhimento de todos os lotes de leite das duas marcas no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, devido à falta de informações por parte da empresa.
Leia abaixo a íntegra da nota da LBR
A LBR Lácteos Brasil S/A, em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul informa que:
1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.
2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.
3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores – SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail sac@lbr-lacteosbrasil.com.br, para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.
Leite UHT integral marca Parmalat - Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.
Leite UHT integral marca Líder - Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/03/2014, comercializado no Estado do Paraná.
4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade.