O governo do Estado do Maranhão decidiu nesta quinta-feira (9) pela suspensão das duas licitações para contratação de empresas fornecedoras de alimentos que serviriam à residências oficiais da governadora Roseana Sarney. O gasto total passaria de R$ 1,1 milhão .
O motivo da suspensão não foi divulgado. Em nota, a Secretaria de Comunicação afirma que foi solicitada a revisão no termo de referenciamento, que especifica os objetos de compra além de prazos e formas de entrega.
Dentre a lista de alimentos a serem comprados estão 750 quilos de patinha de caranguejo, 100 unidades de barras de chocolate, 30 quilos de castanhas portuguesas "de primeira qualidade" e 80 quilos de lagosta fresca.
A suspensão das licitações ocorre em um momento em que o Maranhão convive com problemas de segurança pública. Há inclusive a possibilidade de intervenção federal nos presídios locais. Desde outubro de 2012 agentes da Força Nacional de Segurança atuam no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o maior do estado.
As investigações da polícia dão conta de que ordens para ataques à ônibus e delegacias ocorreram de dentro do Complexo em resposta a mudanças aplicadas pela Polícia Militar e pela Força Nacional no interior do presídio.