Médicos cubanos já estão na Serra Prefeitura de Caxias do Sul estima que serão necessários 60 dias para situação ser normalizada após estragos da chuva
Para mim, a melhor parte do trabalho do jornalista é estar junto da comunidade. Claro que o "furo jornalístico" anima qualquer profissional. Assim, eu não posso deixar de falar da reportagem que fizemos sobre o programa Mais Médicos em Caxias do Sul.
No final de outubro, uma leva de profissionais desembarcou em Porto Alegre para participar do programa. Na ocasião, Caxias do Sul, na Serra, seria contemplada com sete profissionais, pelo menos era o que dizia o Ministério da Saúde. Eles chegaram à Capital gaúcha em um fim de semana. Já no início da semana seguinte entramos em contato com a secretaria da saúde de Caxias para saber em que locais do município eles iriam atuar. Foi aí que descobrimos que a prefeitura abriria mão desses profissionais. A alegação era de que as Estratégias de Saúde da Família, onde eles podem atuar, estavam preenchidas.
O assunto levantado por nós foi repercutido por outros veículos de comunicação, por políticos e, claro na comunidade. Assim que veiculamos a notícias, chegaram muitos torpedos, além dos comentários nas redes sociais.
“ O Ministério da Saúde autorizou o município de Caxias a utilizar esses profissionais temporariamente em Unidade Básicas de Saúde"
Resultado: o Ministério da Saúde autorizou o município de Caxias a utilizar esses profissionais temporariamente em Unidade Básicas de Saúde. Alguns já atuam nas estratégias e outros vão continuar nas UBSs até a criação de novas equipes de Saúde da Família. Agora, o quadro de médicos da saúde pública do município conta com mais sete profissionais, da República Dominicana e da Venezuela.
Confira outros fatos da retrospectiva: