Décadas de congestionamentos depois, os usuários da estrada mais movimentada do Rio Grande do Sul terão um presente de Natal esperado. Com 22,3 quilômetros, a Rodovia do Parque (BR-448) será inaugurada às 10h desta sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff, que deverá repetir no palanque a promessa de que a solução para a saturada BR-116 acaba de nascer.
Será um momento histórico para quem utiliza a BR-116, a rodovia dos engarrafamentos na Região Metropolitana. Em 2010, calculou-se que um terço de cada dia na BR-116 era desperdiçado em tranqueiras. O custo dos congestionamentos chegava a
R$ 461,7 milhões anuais para a sociedade gaúcha em 2009, com base, por exemplo, em horas de trabalho perdidas pelos condutores e consumo de combustível no arranca-e-para.
Assim que a presidente cortar a fita, se materializará a esperança de dias menos estressantes para os motoristas e passageiros que percorrem diariamente os 31 quilômetros da BR-116, entre Novo Hamburgo e a Capital. A expectativa é de que 40% do fluxo da BR-116 desviará para a nova rodovia, onde circulará uma média de 37,5 mil veículos por dia. Epicentro da tranqueira, Canoas será uma das cidades mais beneficiadas.
- A BR-448 é importante para o futuro porque pela BR-116 passa o PIB do Rio Grande do Sul. É relevante à mobilidade, à qualidade de vida das pessoas e ao desenvolvimento - afirma o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
O especialista em trânsito João Fortini Albano lembra que os primeiros dias serão de adaptação ao novo caminho, que, por isso, precisará estar muito bem sinalizado:
- Usar as alças de acesso depende de um aprendizado muito complexo. Vai ter gente errando (para evitar apertos, veja gráfico nas páginas 4 e 5).
Com investimento de R$ 1 bilhão, a Rodovia do Parque será, por enquanto, uma solução parcial. Dois acessos da BR-448 estarão fechados, um para Esteio e outro para Canoas - a conclusão deve ficar para 2014. Além disso, a chegada ao bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, ficará bloqueada. Preocupada com a velocidade com que os veículos ingressariam no bairro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) manterá fechada um das alças de acesso à Capital, no entorno da Arena do Grêmio.
A via só será liberada se o governo federal confirmar a realização de obras para adaptar o espaço viário do bairro, com a duplicação da Avenida Padre Leopoldo Brentano, seu prolongamento pela Rua José Pedro Boessio e a construção de um viaduto no bairro Anchieta. Mesmo com as obras, uma lombada eletrônica será ativada no local. O objetivo é reduzir a velocidade dos veículos.
Rodovia abre ao trânsito neste sábado
Também não será nesta sexta que os motoristas poderão rodar pela Rodovia do Parque. O motivo alegado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é a desmontagem do palco da inauguração. A abertura ao tráfego na BR-448 ficou para o meio-dia de sábado.
A BR-448 surgiu como uma peça de planos mais amplos, como o Polão - idealizado em 1997 e que incluía a implantação da ERS-010 entre a BR-290 e a ERS-118, a duplicação da ERS-118, a ampliação da BR-386 e a construção de um túnel no centro de Canoas - e o Anel Rodoviário Metropolitano.
Em 2002, a alternativa era criar duas opções à BR-116: a Rodovia do Parque e a Rodovia do Progresso (ERS-010), que formariam um conjunto viário. Em meados da década passada, o planejamento seguiu outro rumo, e a Rodovia do Parque ganhou prioridade. A futura estrada atravessaria longos banhados e plantações de arroz.
Quando a estrada existia somente no papel, em 2007, sem previsão de início da obra, cogitava-se a entrega da rodovia em 2010. Em 2009, a previsão era 2011. A construção da BR-448 começou no final de 2009. A projeção de conclusão mudou para 2012 e, a seguir, o governo apontou novo prazo: o final de 2013. Além de atrasada em dois anos, a via será aberta ao trânsito sob suspeita de irregularidades. O Tribunal de Contas da União apontou sobrepreço de R$ 90 milhões na obra.
A rota do alívio
Alternativa à BR-116, Rodovia do Parque será inaugurada nesta sexta-feira
Presidente Dilma Rousseff deverá repetir, em palanque, promessa para desafogo ao trânsito da Região Metropolitana
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