Os moradores de Esteio, na Grande Porto Alegre, que foram atingidos pelas cheias de agosto têm até a próxima quinta-feira (14) para encaminhar o resgate de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para isso, é preciso ir até a Casa dos Conselhos (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 ¿ ao lado da Prefeitura Municipal) entre 9h e 16h30. O trabalhador deve levar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho com o número do PIS, Cartão do Cidadão (se tiver) e comprovante de residência, em nome dele, emitido entre 22 de maio e 22 de agosto.
Só tem direito a sacar o benefício quem não realizou essa operação após os alagamentos que atingiram a cidade de Esteio em 2012. É preciso que os moradores atingidos consultem se sua casa foi incluída no cadastro de áreas afetadas pelas chuvas de agosto.
Cheias de outubro
Quem teve prejuízo devido às cheias de outubro ainda não pode realizar o saque do FGTS. A Prefeitura do município deve solicitar a permissão à Caixa Econômica Federal. A resposta deve demorar dois meses.
Isenção da conta de água
Os atingidos pelas chuvas de agosto têm isenção na conta de água, desde que não ultrapassem o consumo máximo mensal de 10 m³. Os moradores pagarão somente a diferença do que for gasto acima desse limite. Para obter esse benefício, não é preciso procurar a Prefeitura ou a Corsan, já que ele será concedido automaticamente.
Gaúcha
Prazo para solicitação do FGTS para atingidos pelas enchentes de agosto em Esteio termina na quinta-feira
Moradores que tiveram prejuízos com as chuvas de outubro ainda não poderão solicitar o benefício
Mateus Ferraz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project