Depois de muita cobrança da comunidade do bairro Sarandi, uma comitiva de autoridades da prefeitura visitou a região, muito afetada por enchentes no último mês. A equipe de técnicos e políticos visitou as vilas Asa Branca, Farroupilha, Elizabeth, União, Brasília e Nova Brasília, que sofreram com o alagamento do rompimento do dique em agosto e de novo nesta semana. Foram muitas reclamações sobre bueiros entupidos, com tampas estouradas, água acumulada e calçadas que foram quebradas por construtoras que fazem obras na região e nunca mais tiveram conserto.
Um dos mais cobrados foi o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) Tarso Boelter, sobre a questão do entupimento de bueiros.
- Quando rompeu o dique Feijó fizemos uma força tarefa de 30 dias aqui no Sarandi. Agora cabe uma participação da comunidade e a colaboração para não permitir o depósito irregular de lixo em frente às residências porque, com a chuva, desce tudo pra boca de lobo - pediu Boelter.
Os moradores cobram também a dragagem de um arroio que passa pela região, o que consideram que reduziria os alagamentos. Líder comunitário da vila União e Farroupilha, Gilmar Andrade, diz que agora vai manter a pressão sobre a prefeitura.
- O que eles falaram ontem pra nós já foi cumprido hoje. Eles nos garantiram a draga na segunda-feira. Se não estiver aqui, a gente vai tomar mais atitudes - prometeu.
Conforme a prefeitura, não há mais desabrigados na região do Sarandi. O vice prefeito Sebastião Melo prometeu convocar a empresa que faz obras na região para cobrar reparos nas calçadas depois dos trabalhos.
Gaúcha
Moradores ameaçam bloquear avenida caso prefeitura não resolva problema de enchentes
Comitiva da prefeitura visitou a região do bairro Sarandi nesta manhã
Igor Carrasco
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: