Após Lajeado passar a sexta-feira, o sábado e o domingo sem recolhimento de lixo, a prefeitura prorrogou o contrato emergencial com a empresa W.K Borges, de Porto Alegre, por um prazo de 90 dias. Desde a manhã desta segunda-feira, sete caminhões foram acionados para o trabalho.
De acordo com o assessor jurídico da prefeitura, Edson Kober, o serviço será normalizado até terça-feira, com o turno da manhã, das 8h às 14h, e o turno da tarde, das 16h às 20h.
O contrato com a empresa da Capital expirou na sexta-feira, quando a Urbanizadora Lenan, vencedora da licitação, deveria assumir os serviços. Porém, após a diretoria da empresa questionar exigências feitas pela prefeitura, não iniciou o trabalho.
Segundo Kober, a Urbanizadora Lenan não cumpriu o contrato, que será rescindido:
- Vamos acionar a empresa que ficou em segundo lugar no processo de licitação. Caso não haja interesse acionamos a terceira, a quarta, e por aí vai. Foram cinco empresas - esclareceu Kober.
De acordo com o diretor da Urbanizadora Lenan, Gilberto Vargas, os contatos foram assinados na terça-feira e na quarta-feira, a prefeitura entrou em contato alertando que a empresa tinha o prazo de 24h para alterar o número de funcionários:
- O combinado era de 29 funcionários para a coleta domiciliar e cinco para a seletiva, num total de 34. A prefeitura exigiu que em 24h contratássemos 56 funcionários para a coleta domiciliar e oito para a seletiva. Respondemos que era um número exorbitante e não contrataríamos aquela quantidade. Nenhuma empresas que participou da licitação vai concordar - disse Vargas.
Moradores da cidade jogaram sacos de lixo em frente à sede da prefeitura neste final de semana como forma de protesto pela paralisação no recolhimento de lixo. Segundo relatos, um dentista teria iniciado a ação, que se repetiu por outros cidadãos.
Vale do Taquari
Após protesto, prefeitura de Lajeado prorroga contrato emergencial para recolhimento de lixo
O contrato com a empresa W.K Borges, de Porto Alegre, tem o prazo de 90 dias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: