Você entra em um carro e fica de cabeça para baixo. Por minutos, experimenta a sensação de como é estar dentro de um veículo capotado e desperta para a importância do cinto de segurança. Com o objetivo de mostrar o que acontece no momento de um acidente, o simulador de capotagem será uma das atrações da 2ª edição do SuperCarros.
Além de diversão, o evento, que ocorre no sábado e domingo no Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita, também terá outras atividades de prevenção.
O equipamento faz um carro girar em torno de um eixo, com os mesmos efeitos do brinquedo Kamikase, dos parques de diversão. Para participar, basta ter atenção e coragem.
Se a emoção não for suficiente, outra maneira de aprender e se conscientizar ao mesmo tempo será assistir a simulação do impacto de um acidente. Usando um guindaste, um veículo será jogado de uma altura de 25 metros, que atingirá o solo com uma velocidade de 80km/h.
Objetivo é conscientizar para a prevenção de acidentes
A ação irá demonstrar o impacto de uma colisão baseada em acidentes reais, para mostrar que lugar de velocidade é mesmo no autódromo, com todo controle e segurança. A demonstração ocorre às 18h nos dois dias. Ensaios realizados nos Estados Unidos descobriram que o tempo de reação do condutor varia, na maioria das vezes, entre um segundo e meio e quatro segundos, e não ao redor de um segundo, como se pensava.
Por isso, a ideia do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), que promove as atividades, é dar visibilidade ao tema em um espaço com grande número de pessoas que têm um objetivo em comum: o gosto por carros.
- Identificamos que no evento há um potencial de sensibilizar para os riscos do trânsito. Pretendemos aproximar as situações simuladas das pessoas que podem viver estas situações - disse o diretor-presidente do departamento, Leonardo Kauer.
Segundo ele, essas atividades deixarão o público mais próximo do sentimento causado por um acidente de trânsito.
- Mais de 2 mil pessoas morrem todo ano em acidentes no Estado. A única diferença entre a simulação do carro jogado do alto e o que acontece nas estradas é que não há vítimas - afirma Kauer.
Além das ações simuladas, o SuperCarros terá um espaço kids para a conscientização das crianças e ainda um simulador dos efeitos do consumo de bebidas alcoólicas.
PROGRAME-SE
2ª EDIÇÃO DO SUPERCARROS
Evento terá competições com pilotos profissionais e amadores
- Local: Autódromo Internacional do Velopark (BR-386, 10.000, em Nova Santa Rita)
- Quando: amanhã e domingo, das 9h às 19h
- Classificação etária: livre
- Ingressos: R$ 30 (prata) e R$ 100 (ouro)
- Pontos de venda: Lojas BR Mania dos seguintes postos: Petrobras, My Ticket Moinhos, My Ticket Centro, Autódromo Velopark, Comoto Novo Hamburgo e Comoto Caxias do Sul. Haverá bilheteria no local nos dias do evento
- Informações: pelo site www.eventosupercarros.com.br