Moradores de Alvorada e Viamão estão sem água em razão das enchentes ocorridas nos últimos dias. O motivo é a queima de um transformador da CEEE, ocorrido na noite de terça-feira. A Corsan ficou sem energia elétrica, impedindo o fornecimento de água. A luz já voltou, mas o bombeamento reiniciou há pouco. O abastecimento, no entanto, só deverá ser totalmente normalizado no fim do dia.
A Corsan está utilizando o sistema de Campo Bom para abastecer parte do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. A cheia do Rio dos Sinos impede a captação de água em Novo Hamburgo. A cidade só deve ter o abastecimento normalizado no domingo. Até lá, cerca de 250 mil pessoas ficam sem água.
O Rio dos Sinos subiu mais de 8,41 metros. Além da falta de água, 10 mil pessoas são afetadas de alguma forma pela enchente. Segundo o prefeito Luiz Lauermann, a prefeitura está pedindo doações de roupas, cobertores e alimentos para as famílias que perderam tudo.
As doações podem ser feitas na prefeitura de Novo Hamburgo ou na Guarda Municipal. Cerca de 680 pssoas estão sendo atendidas nos abrigos da cidade. As aulas estão suspensas na cidade.