As cervejas gourmets ganharam status, conquistaram apreciadores e expandiram sua participação no mundo da gastronomia. Como os vinhos, passaram a merecer cursos de degustação, regras de harmonização e experts para a transmissão de conhecimentos e técnicas.
No Brasil , o fenômeno é mais ou menos recente, mas veio como uma avalanche. As bebidas importadas ganharam espaço nas prateleiras, e as cervejarias artesanais nacionais proliferaram. Até os restaurantes mais sofisticados criaram cartas de cervejas.
O debate sobre a ampliação do uso de ingredientes nas cervejas coloca os produtores brasileiros da bebida gourmet em pé de igualdade com os produtores internacionais. Poder adicionar mel, chocolate, especiarias e frutas, além do lúpulo e da cevada, é um passo adiante para cervejeiros e consumidores. As cervejas com esses ingredientes são realidade entre as importadas, podendo transformar-se em novidades legalizadas também entre as nacionais. A nova legislação é esperada, bem-vinda e merece muitos brindes.