Depois de cinco horas de audiência, foi firmado na noite desta quarta-feira, no Foro Central de Porto Alegre, acordo para desocupação da Câmara Municipal. Ficou acertado que metade dos manifestantes vai deixar o local às 23h, incluindo todas as crianças. Já o restante do grupo deverá sair às 9h desta quinta-feira. Os vereadores se comprometeram a encaminhar ao prefeito José Fortunati um indicativo para elaboração de projeto de passe livre nos ônibus da Capital para desempregados e estudantes.
A Mesa Diretora da Câmara também se comprometeu a protocolar projeto que prevê maior transparência das planilhas de cálculos das empresas de transporte coletivo. Para a vereadora Fernanda Melchiona (Psol), a ocupação surtiu efeito.
- Eu acho que foi uma vitória do movimento social e mostra como é importante a luta direta da população para o exercício da cidadania e da democracia - declarou.
Para o presidente da Câmara, vereador Thiago Duarte (PDT), o acordo poderia ter sido firmado antes e evitado todo o transtorno.
- Felizmente, a partir de agora, chegamos ao final - desabafou o vereador.
A desocupação será acompanhada por oficial de Justiça. Ficou definido ainda que representantes dos manifestantes acompanharão a vistoria que será feita após a saída do grupo.
A Câmara Municipal está ocupada desde quarta-feira da semana passada. No último sábado, a Justiça havia deferido pedido de reintegração de posse, mas no domingo suspendeu a decisão para a realização da audiência de conciliação.
Os manifestantes reivindicam concessão de passe livre para estudantes, idosos e desempregados, além de transporte 100% público na Capital e a abertura das contas das empresas de ônibus.
None