A chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Marilina Bersini, falou em entrevista ao Gaúcha Repórter sobre os casos de gripe A no Estado. Já são 16 óbitos registrados em 2013.
Segundo Marilina, os pacientes que morreram já tinham apresentado quadros de problemas pulmonares. A chefe de vigilância epidemiológica afirmou, ainda, que grande parte dos pacientes haviam sido vacinados contra a doença. Ela explicou que o mês de julho é tradicionalmente o pico de mortes pela enfermidade mas que, neste ano, o número é bem menor do que em relação ao mesmo período do ano passado. Até julho de 2012, 45 pessoas morreram em decorrência da gripe A.
Sobre a prevenção, Marilina afirmou que a campanha de vacinação já foi encerrada e que o comportamento agora deve ser de cuidado em relação à transmissão da doença. Ela ainda alertou para a importância de procurar um médico logo no início dos sintomas.
"Aqui no Estado há a mentalidade de que gripe se cura sozinha", disse Marilina, afirmando que este cenário precisa mudar.
Gaúcha
Chefe da Vigilância Epidemiológica afirma que gaúchos subestimam gripe
Marilina Bersini falou em entrevista sobre casos de gripe A no Estado
Nícolas Andrade
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: